segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Torpedos despertam curiosidade de jornalistas


A nona Secomt (Semana de Comunicação Toledo) contou com uma surpresa para a imprensa regional. Uma das ferramentas de divulgação do evento foi o envio de SMS (torpedos) para os jornalistas da região de Araçatuba, uma forma nova e diferente de comunicação adaptada para surtir um efeito diferenciado no público alvo.

A ideia surgiu durante a apresentação de um trabalho da turma do terceiro ano de Jornalismo na disciplina de Assessoria de Imprensa, quando um dos grupos enviou um torpedo para os demais alunos da turma informando sobre o trabalho, mas sem dar mais detalhe, com o intuito de aguçar a curiosidade dos colegas.

As tarefas foram dividas durante uma reunião da comissão organizadora do evento e as alunas Angélica Neri e Bárbara Franchesca ficaram responsáveis pela divulgação. As acadêmicas buscaram os contatos dos profissionais do meio jornalístico de Araçatuba e região e se propuseram a enviar os torpedos anonimamente e no mesmo horário durante quatro dias consecutivos, com o objetivo despertar as qualidades existentes em profissionais da mídia, como a curiosidade e o interesse.

Os torpedos continham informações superficiais sobre a realização de um evento direcionado aos jornalistas, mas não explicavam detalhadamente do que se tratava. Angélica e Bárbara garantem que o resultado foi positivo, já que obtiveram retorno assim que as mensagens foram enviadas, como telefonemas de pessoas que receberam o aviso querendo saber mais informações.

Segundo Clemerson Mendes, um do “contemplados” com os torpedos, a ideia surtiu mais efeito até mesmo que o e-mail de divulgação, porque algumas pessoas têm receio de verificar e-mails de remetentes desconhecidos, já uma mensagem de celular é impossível não ser notada.

O uso de novas maneiras de divulgação vem se difundindo cada vez mais, e a instituição, que vem se atualizando dia após dia, acompanha a tendência da tecnologia ao se utilizar desses meios, o que garante também uma interação maior com os alunos.

Nenhum comentário: