quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Psicologia Politica - Ajudando você a entender o porquê votamos neles

Fora do Brasil, existem lugares onde já elaboram estratégias para entender como funciona o processo de decisão das pessoas em relação a sua escolha de votos.A Psicologia Política é a disciplina que desenvolve estudo desse tipo, que vem apresentando novos dados sobre processos de subjetivação para a escolha do voto.
O resultado dessas investigações ajuda no trabalho daqueles que modelam as estratégias de persuasão em campanhas políticas e também explicam aos pesquisadores como certos conceitos refletem nas relações entre os grupos sociais.
Ex: Se uma escola tem um aluno cujo o pai ou avô é político ou tem referencia política, esse parente político sempre ajudará a escola desde que a mesma, de uma forma indireta promova a candidatura desse político.
Segundo André Singer, Cientista político e professor de faculdade, a formação de um quadro ideológico, depende muito dos pensamentos individuais das pessoas, sendo que os pensamentos são sempre decorrentes do que o meio apresenta.
A ideologia surge como resultado daquilo que os teóricos chamam de socialização política, tal processo segundo André Singer, acontece durante a fase de vida do individuo quando acaba a adolescência e se inicia na fase adulta, que é quando ele passa a ter noção dos fundamentos entre valores morais e éticos, que influencia em seu voto.
Geralmente a família tem grande influencia nas escolhas de um individuo, pois quando ainda não se sabe em quem votar, é a opinião dos familiares que serve como um ponto final. Porque a experiência se adquire com o passar dos anos.
Pesquisadores afirmam que as cinco mais importantes dimensões da personalidade são: abertura mental, conscienciosidade, neuroticismo, extroversão e socialização.
Segundo um estudo publicado na edição de outubro de 2007 da Política Psycology, os eleitores tendem a eleger os candidatos que mais tem personalidade e traços parecidos com o do eleitor.

Nenhum comentário: