quinta-feira, 4 de junho de 2009

Nossa vida envolvida na Psicologia

Mediante aos textos estudado, entendi que todo ser humano é ambientalista, ou seja, somo fruto do meio em que vivemos e nossos mais profundos princípios, aquilo que temos como verdade e a forma que temos de encarar a vida, além de ser uma construção histórica é o reflexo da sociedade em que vivemos.

A partir disso entendo também que em todo canto do mundo há uma diversidade de idéias, conceitos, crenças e valores. Cada qual contendo deferentes conceitos do que é certo e do que é errado, do que é bom e do que é ruim, do porque nascemos e morremos. E com isso eu me pergunto; O que as pessoas fazem o que fazem e crêem no que crêem?

Cada individuo de maneira particular busca uma verdade que faça sentido para si mesmo e para o meio em que vive. As verdades e razões chocam-se entre si gerando conflitos internos, que resultam em ações e que refletem diretamente na sociedade em que se vive.

Tais conflitos, sendo eles de todas as ordens: religiosos, poder, crenças, sociais, etc...existem pela falta de reflexão e conhecimento, onde cada qual acredita que não existe outras verdades além daquela que se crê. Somo seres limitados e temos uma real dificuldade de conviver com nossos próprios erros, quem dirá os erros alheios. Enxergamos com nossos olhos, e cremos que aqueles que não enxergam da mesma forma está errado. Isso é muito mais fácil, simples e cômodo. Enfim, somos o Maximo!
E assim a sociedade se forma, cada um defendendo a unhas e dentes o que se acredita, nem que para isso haja guerras e violências.

Os meios de comunicação nos bombardeiam com noticias cada vez mais aterrorizantes e nós que somos a sociedade muitas vezes nos sentimos “a parte” de tais fatos. Pensamos “sou bom” e não faço isso, mas quem fez merece punição.
Será que tudo o que acontece com a sociedade não tem nada a ver com a nossa existência? Porque somos superficiais ao julgar os fatos sociais? Muitas vezes julgamos o resultado mas não contribuímos com as ações para que os resultados possam ser diferentes e positivos.

Penso que a transformação da sociedade inicia em nós, de dentro para fora e acredito que o ser humano evolui vagarosamente com altos e baixos, avanços e retrocessos e isso é vida.

Enfim, todos nós temos um pouco de psicólogos em nós mesmos, preferimos achar uma válvula de escape do que assumir os próprios erros, os preconceitos ajudam nesta situação e dificilmente vai acabar. Principalmente o jovem, que se espelha em seus familiares ou ídolos para tomarem suas atitudes, eles sempre vão fazer o que esses “ídolos” fazem.

Nenhum comentário: