quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Blog também é ferramenta de ensino entre professores

Nos dias atuais, ter um blog virou mania. Levando em conta que esse tipo de espaço tem servido, acima de tudo como forma de se adquirir conhecimento, os professores, na condição de difusores de informação, também passaram a fazer parte do grupo dos blogueiros.

No Centro Universitário Toledo, são muitos os exemplos dos docentes que possuem um espaço na internet para divulgar seus textos e idéias. Existentes em diversas áreas do saber, os professores blogueiros abordam os mais diversos assuntos em suas páginas pessoais, e contam com um número significativo de visitantes, dos quais a maioria tem envolvimento direto com o assunto.

É o caso do professor Carlos Cottas, que leciona nos cursos de Administração de Empresas e Sistemas de Informação e possui o blog www.sourcingnachina.blogspot.com. Cottas possui blog há dois anos e nele aborda assuntos ligados ao Comércio Internacional. “Montei meu blog pessoal para interagir com os alunos, mas não funcionou com todas as minhas salas”

Apesar da iniciativa de criar a página e postar informações, Carlos Cottas vive um dilema que não deve ser muito diferente dos encarados por outros blogueiros: a falta de acesso. Segundo ele, a participação do público é lenta, pois os assuntos e os textos por ele postados, não eram de interesse geral.

Enquanto alguns não podem contar com um grande número de acessantes, outros gozam do privilégio de receber muitos visitantes. Daniel Baggio Maciel, professor do curso de Direito, afirma ter uma média de 400 a 600 acessos diários.

Baggio utiliza o blog como ferramenta adicional para suas aulas há cerca de 1 ano e 2 meses. Ele explica que há mais de 10 anos leciona, e sentiu a necessidade de ter um contato maior com os alunos. “O blog permitiu esse contato, uma vez que os momentos em sala de aula são bastante curtos e com pouco aproveitamento.”

A partir do momento em que passou a utilizar o blog, ganhou mais tempo para discutir os temas pertinentes ao seu curso (Direito) não só com o público acadêmico, como também o público externo. O blog www.istoedireito.blogspot.com traz publicações de assuntos que foram discutidos em sala de aula ou que estão na agenda jurídica do momento.

Com todo o contraste entre acessados x pouco acessados, fica a pergunta: qual é a receita para se conseguir um bom número de visitantes? O professor de História, Carlos Eduardo Marotta Peters, parece ter encontrado a solução.

Administrador do blog www.marottapeters.blog.uol.com.br, antigamente, Peters atualizava seu blog uma vez por dia, mas devido ao estudo de seu doutorado, parou com as postagens. “Atualmente, eu utilizo o blog como canal de discussão com link sobre assuntos de interesse público, e atualizo duas vezes por semana.”

Com a diminuição na freqüência das atualizações, reduziram-se também o número de visitantes. Independente do tipo de assunto que se aborda no blog, parece claro que uma atualização freqüente e um estreito contato com o internauta, são os principais ingredientes para se ter um blog promissor.

Vale ressaltar que, durante a busca pelos entrevistados para essa matéria, a equipe se deparou com situações inusitadas. Ao questionar um dos professores do curso de direito, se ele tinha blog, ele respondeu que era “um analfabeto digital”. Isso nos levou a constatação de que, apesar de toda qualificação do docente, ele não está sintonizado à questão da tecnologia, passando tudo que é pertinente a isso para os funcionários de seu escritório.

Um comentário:

Unknown disse...

òtima pauta, boa matéria!