quarta-feira, 11 de março de 2009

Furo ou Credibilidade

Seria impossível imaginar a vida hoje sem tecnologia. O que fazer sem e-mail, MSN, Orkut, blogs, e o tão indispensável Google? Isso só pra ficar em exemplos da internet. Com estes recursos, o homem pode encurtar distâncias, agilizar informações, proporcionar maior conforto e interação entre as mais diversas culturas do mundo.

O Jornalismo On-line é fruto desta mudança social. Segundo o sociólogo espanhol Manuel Castells, autor do best-seller “A Era da Informação”, as relações humanas se dão cada vez mais num ambiente multimídia. Exemplo disso é o Jornalismo Digital, que permite interatividade, instantaneidade, hipertextualidade e acesso a vídeos, possibilitando uma variedade imensa de visualização da informação.

Mas nem tudo são flores. Embora as novas tecnologias nos deem maior agilidade, elas também podem ocasionar uma série de problemas éticos - furo de notícia ou credibilidade?

Muitos portais, em busca do furo jornalístico, se precipitam e publicam notícias sem ter verificado corretamente o fato, principalmente devido à forte concorrência entre portais.

É preferível ser ético e esperar a confirmação da informação para de publicá-la. Antes ser reconhecido pela credibilidade do que pela agilidade.

Nenhum comentário: