terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Casa de Apoio São Francisco: um exemplo de solidariedade

Casa de Apoio São Francisco: um exemplo de solidariedade


Características de um serviço prestado em prol do bem


Carol Ferretti
Fernanda Nunes

Solidariedade é uma questão de princípios! Saber ajudar sem desejar nada em troca, além da própria paz interior. Como exemplo disso, foi fundada a Casa de Apoio São Francisco, que é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que faz o bem, proporcionando a pessoas carentes, que passam por tratamentos oncológicos, uma moradia, alimentação e conforto.

A Casa de Apoio São Francisco, foi fundada em 24 de janeiro de 2001, pela atual presidente, Eliana Garcez, que após perder sua mãe devido a um câncer, desejou ajudar as pessoas necessitadas.

Eliana Garcez diz: “Fiz uma visita a Santa Casa de Araçatuba, onde presenciei várias pessoas que estavam em tratamento médico e não tinham onde ficar, portanto dormiam no chão, ao redor do hospital. Isso me comoveu e então, conversei com muitos amigos, arrecadei dinheiro e aluguei uma casa, com o objetivo de criar o lar. Mais tarde, as necessidades da casa e dos pacientes aumentaram e precisei de mais doações para deixar de pagar aluguel e ter por fim, uma casa própria”.

A instituição presta serviços a todos que necessitam e procuram a casa, que está sempre com as portas abertas. Cada hospede instalado na entidade tem direito a quatro refeições diárias. E aqueles que somente comparecem em busca de alimentação, é servido café da manhã e almoço. Não há limite de pessoas beneficiadas pelas refeições, que são oferecidas quantas vezes forem preciso durante o dia.

Hoje, a Casa de Apoio São Francisco existe há quase dez anos, e conta com um histórico de 5 mil pacientes e acompanhantes atendidos, sendo que ela é totalmente civil e seus diretores e conselheiros, sócios instituidores, benfeitores ou equivalentes, não recebem remuneração, vantagens ou benefícios, direta ou indiretamente, mantendo-se apenas de doações.

Ricardo Soares, um dos doadores diz: “É muito bom poder ajudar, me faz sentir leve. Não custa nada uma vez por mês você se desfazer de alguns reais para ajudar o próximo. Por isso, sempre que posso, eu dôo”.

A importância das doações para a instituição é extrema. Através dessas contribuições, a casa consegue a cada dia ajudar mais necessitam, superando as dificuldades.

Para se tornar um freqüentador do lugar, é preciso passar pela Santa Casa de Araçatuba e pedir para o médico que dará o diagnostico, preencher uma ficha relatando os dados do paciente. Então, apresentar a mesma para a instituição, que acolherá e instruirá o paciente. A forma de recepcionar os interessados nos serviços da casa, foi adquirido para que haja um controle e segurança sobre as pessoas que habitam o lugar.

Jeanmichel Guidotti Cavalaro, 22 anos, que foi um dos freqüentadores da casa, diz: “Durante um ano e três meses, meu pai esteve em tratamento médico na Santa Casa de Araçatuba. Ele teve leucemia e fez várias transfusões de sangue e tratamentos, porem faleceu. Enquanto ele se tratava, eu fazia minhas refeições na Casa de Apoio São Francisco, pois moro na cidade de Birigui e não podia deixa-lo sozinho”.

A entidade localiza-se na rua Amazonas,100 – Jardim Paulista, Araçatuba/SP.

Nenhum comentário: