terça-feira, 10 de novembro de 2009

Imprensa e fotografia

Imprensa e fotografia certamente se casam quando coerentes, e é assim que as pessoas se interessam, elogiam e criticam os veículos de comunicação.

O jornalista que se fizer um repórter fotográfico tem a manhã de fazer esse casamento entre foto e texto, elas tem que ser homogêneas e apresentar características daquilo que está sendo apresentado. Se o assunto é crime, a foto deverá ser de acordo com o crime, pessoas presas, cenas do crime, etc. a foto é seu cartão postal e ela significa o congelamento do momento, ou seja, é questão de momento.

Para falar um pouco sobre esse assunto, convidamos o repórter fotográfico do jornal Folha da Região, Alexandre Souza que está no ramo há 20 anos, que já começa sua entrevista falando de como é importante a imagem dentro dos meios de comunicação “A fotografia é questão de momento, se você não flagrar no momento exato, perde a chance de provar cenas inacreditáveis”.

O repórter começou sua carreira quando tinha apenas 16 anos como entregador de jornal (Jornal Comarca), trabalhou com revelação de fotos, entre outros serviços, sempre relacionados á fotografia e foi crescendo a cada dia. Trabalhou no Jornal da Cidade, Site Agencia Interior, trabalhou como free-lance e Jornal Folha da Região, onde permanece á nove anos.

Souza explicou que dentro dessa profissão não pode haver medo, nojo, desmaios ou qualquer outro tipo de sentimento, se você se destinou pra tal emprego, vá e faça o seu melhor. Ele ainda enfatizou “Minha primeira foto em um acidente grave, fiquei três dias sem comer, depois fui me acostumando a fotografar cenas fortes”. Muitas vezes os profissionais são barrados e expulsos dos locais, para que eles possam fazer seu trabalho, mas esquecem que fotografia também é um trabalho. O conselho é não se retirar do local e procurar por um lugar de grande amplitude e tirar as fotos.

Ressaltou também que para se atingir a perfeição é preciso treino, ou seja, fotos e fotos, erros atrás de erros, para que certo momento você saiba quando tirar, onde tirar e de que maneira tirar as fotos.
A imagem acaba se tornando uma linguagem, quanto mais se vê, mais se acredita e muitas vezes o leitor se prende ao texto pela imagem e não pelo conteúdo, pois as imagens impactam o leitor, chamando a atenção para depois descobrir o que se trata.
E volta ao velho ditado: A imagem vale mais do que mil palavras!

Nenhum comentário: