terça-feira, 6 de outubro de 2009

Liberdade restrita na era 3G

Vivemos um mundo democrático, pelo menos é o que pensamos, e baseado nisso é que escrevo minha critica.

Ao falar de jornalismo online, um assunto que vem sendo abordado cada vez mais pela sociedade, é possível perceber o avanço da tecnologia e o poder que ela nos concede em alguns termos. Minhas palavras resumirá o que penso em relação aos fatos que ocorrem dentro desse jornalismo online(2.0).

Como estudante de jornalismo tenho um blog que atualizo a medida em que me sobra tempo, eu gostaria de postar em maior quantidade e com mais freqüência, mas o tempo corrido entre trabalho e estudos não me permite. Como dona desse blog tenho o poder de postar sobre quantos assuntos eu quiser, opinar sobres os acontecimentos, pessoas e estabelecimentos; é claro que há momentos em que sou a futura jornalista e há momentos que sou uma usuária da internet, então escrevo de acordo com o assunto.

Recentemente li uma história bastante intrigante sobre um blogueiro que publicou um critica a um bar de São Paulo, mencionando sobre a qualidade das bebidas oferecidas ali. O Bar São Bento, localizado no bairro Vila Madalena, deixou um comentário dizendo que “estariam tomando providencias em relação a critica postada”, essa história causou polemica na internet, o bloqueiro recebeu uma notificação extrajudicial do Bar para que removesse a critica. O jovem na verdade freqüenta os bares de São Paulo, afim de levar ao publico dele, informações e sugestões das noites paulistana e para não criar mais conflito acabou removendo sua critica. Seria mais viável uma mudança na escrita da postagem do que ter retirado, mas cada cabeça sua sentença. Leia um trecho do post:

Depois da Faixa de Gaza e do Acre, este é o pior lugar do mundo para você ir com os amigos. Caro, petiscos sem graça e, principalmente, garçons ultra-power-mega chatos: você toma dois dedos do seu chopp, quente e azedo que nem xoxota nos tempos dos vikings, eles já colocam outro na mesa. E se você recusa, eles ainda ficam putos. Só tulipadas diárias no rabo para justificar tamanha simpatia no atendimento.http://resenhaem6.blogspot.com/

Penso não só como estudante de jornalismo, mas como uma pessoa que posto textos e criticas sobre assuntos de meu interesse, que foi um exagero da parte do dono do estabelecimento, pois em um blog as pessoas podem se expressar sobre tudo o que quiser.

Mas convivemos com pessoas que ainda não aprenderam a raciocinar e elaborar suas frases , e creio que seja isso que o que aconteceu ali, não souberam avaliar o que seria escrito e acabaram julgando e denegrindo a imagem do estabelecimento.

Atualmente eu penso em abrir um bar “Texa´s Bar” e me incomodaria muito ler em revistas, jornais, blog, twitter ou mesmo ouvir de alguém que meu Bar é ruim, e não tem indicação de ninguém. Caso acontecesse eu deixaria um aviso, “Peço que reitre seu comentário, pois a sua opinião não é a única que conta. Obrigado por vir ao meu estabelecimento. PS: CASO não retire sua critica, tomarei providencias judiciais.”

Caros leitores, o blog nos fornece o poder de publicar tudo aquilo que quisermos, mas devemos lembrar que temos responsabilidades e sofremos as conseqüências de tudo o que fizermos. Leia atentamente, reescreva e acima de tudo, cuidado com as palavras chulas.