segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Torpedos despertam curiosidade de jornalistas


A nona Secomt (Semana de Comunicação Toledo) contou com uma surpresa para a imprensa regional. Uma das ferramentas de divulgação do evento foi o envio de SMS (torpedos) para os jornalistas da região de Araçatuba, uma forma nova e diferente de comunicação adaptada para surtir um efeito diferenciado no público alvo.

A ideia surgiu durante a apresentação de um trabalho da turma do terceiro ano de Jornalismo na disciplina de Assessoria de Imprensa, quando um dos grupos enviou um torpedo para os demais alunos da turma informando sobre o trabalho, mas sem dar mais detalhe, com o intuito de aguçar a curiosidade dos colegas.

As tarefas foram dividas durante uma reunião da comissão organizadora do evento e as alunas Angélica Neri e Bárbara Franchesca ficaram responsáveis pela divulgação. As acadêmicas buscaram os contatos dos profissionais do meio jornalístico de Araçatuba e região e se propuseram a enviar os torpedos anonimamente e no mesmo horário durante quatro dias consecutivos, com o objetivo despertar as qualidades existentes em profissionais da mídia, como a curiosidade e o interesse.

Os torpedos continham informações superficiais sobre a realização de um evento direcionado aos jornalistas, mas não explicavam detalhadamente do que se tratava. Angélica e Bárbara garantem que o resultado foi positivo, já que obtiveram retorno assim que as mensagens foram enviadas, como telefonemas de pessoas que receberam o aviso querendo saber mais informações.

Segundo Clemerson Mendes, um do “contemplados” com os torpedos, a ideia surtiu mais efeito até mesmo que o e-mail de divulgação, porque algumas pessoas têm receio de verificar e-mails de remetentes desconhecidos, já uma mensagem de celular é impossível não ser notada.

O uso de novas maneiras de divulgação vem se difundindo cada vez mais, e a instituição, que vem se atualizando dia após dia, acompanha a tendência da tecnologia ao se utilizar desses meios, o que garante também uma interação maior com os alunos.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Controle Absoluto- (Eagle Eye) 2008


Uma ligação, um enigma!
Em Controle Absoluto, filme dirigido por D.J. Caruso,dois personagens totalmente sem ligações de parentesco ou de amizade se vêm atraídos por telefonemas estranhos que os mandam fazer estratégias que nunca pensaram em fazer antes, e como ponto forte, se aproveitam do ponto fraco de ambos em questão.

Acontece que a voz aparentemente feminina é uma maquina (estilo uma câmera em tamanho gigantesco), e essa maquina comanda os EUA de ponta a ponta, cada lugar da cidade tem um câmera digital que os monitora 24h.Jerry Shaw e Rachek Holloman, os personagens principais obedecem as ordens dos telefonemas e lutam por sua sobrevivência; a intenção era matar o presidente, senador, todas as autoridades importantes dos EUA, mas os mocinhos inocentes conseguem destruir a maquina e evitar que o cristal explodisse, fazendo com que o plano falhasse.

Mas outro lado importante do filme que muitos não vêm é a questão do avanço da tecnologia, de como ela pode ajudar e ao mesmo tempo nos arrasar.

Já perceberam como o mundo está envolvido pela tecnologia? Não vivemos mais sem os celulares porque nos possibilita acesso mais rápido as pessoas quando não estamos em casa, a internet para pesquisar e criar novas amizades, uma vez que as oportunidades e a quantidade de sites de relacionamento se multiplicam. Hoje não é necessário que apresente documentos de comprovação pessoal e muito menos perder tempo informando pelo telefone, basta o nome completo e pronto, obtemos uma ficha completa de dados.

O filme tenta mostrar o quanto a tecnologia nos beneficia e nos reprime, pois enquanto eles tentavam salvar o pais de terroristas com equipamentos de ultima geração, acabaram criando um monstrinho, que a cada pessoa computada, era tido como inimigo.

Parem e reflitam, até que ponto vamos chegar?

Galera, fica a dica do filme, espero que gostem.
Beijão

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Psicologia Politica - Ajudando você a entender o porquê votamos neles

Fora do Brasil, existem lugares onde já elaboram estratégias para entender como funciona o processo de decisão das pessoas em relação a sua escolha de votos.A Psicologia Política é a disciplina que desenvolve estudo desse tipo, que vem apresentando novos dados sobre processos de subjetivação para a escolha do voto.
O resultado dessas investigações ajuda no trabalho daqueles que modelam as estratégias de persuasão em campanhas políticas e também explicam aos pesquisadores como certos conceitos refletem nas relações entre os grupos sociais.
Ex: Se uma escola tem um aluno cujo o pai ou avô é político ou tem referencia política, esse parente político sempre ajudará a escola desde que a mesma, de uma forma indireta promova a candidatura desse político.
Segundo André Singer, Cientista político e professor de faculdade, a formação de um quadro ideológico, depende muito dos pensamentos individuais das pessoas, sendo que os pensamentos são sempre decorrentes do que o meio apresenta.
A ideologia surge como resultado daquilo que os teóricos chamam de socialização política, tal processo segundo André Singer, acontece durante a fase de vida do individuo quando acaba a adolescência e se inicia na fase adulta, que é quando ele passa a ter noção dos fundamentos entre valores morais e éticos, que influencia em seu voto.
Geralmente a família tem grande influencia nas escolhas de um individuo, pois quando ainda não se sabe em quem votar, é a opinião dos familiares que serve como um ponto final. Porque a experiência se adquire com o passar dos anos.
Pesquisadores afirmam que as cinco mais importantes dimensões da personalidade são: abertura mental, conscienciosidade, neuroticismo, extroversão e socialização.
Segundo um estudo publicado na edição de outubro de 2007 da Política Psycology, os eleitores tendem a eleger os candidatos que mais tem personalidade e traços parecidos com o do eleitor.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Liberdade de expressão em forma de dança e canto

Foi baseado em cantos e danças que a estudante Lúcia Pastorello encontrou a forma para poder expressar seus sentimentos. No ano de 2007 criou uma conta no canal de vídeos youtube onde até então publicou cerca de 150 vídeos e 492 assinantes de seu canal.
Suas postagens chegaram a ter mais de 213 mil acessos somente pelos seus assinantes, fora o publico externo. No início ela chegava a postar 2 vídeos por semana. A estudante está no 4° ano de Direito na Toledo, se dedica aos estudos para tirar notas boas, e hoje concilia suas atividades,por isso alega ter reduzido o numero de postagens para 1 vídeo por semana.
Ela afirma não usar recursos caros, nem profissionais para as filmagens, geralmente é sua mãe ou irmã que a filma, sem contar os dias que ela mesma coloca a câmera digital para fazer seus próprios filmes. Para ela as pessoas não devem ter medo de viver a vida intensamente, “devemos viver o máximo que conseguirmos”, que não devemos ter vergonha de ser quem somos e do que gostamos.
Lúcia postou momentos de sua vida, de músicas, cenas de filmes e tudo o que a inspirasse, seus vídeos também varia de acordo com seu humor do dia; foram imitações de animais, desenhos animados, cenas de filmes, dança do ventre, nadando, entre outras situações de sua vida. Afirma também que não vê isso como um trabalho e sim como uma diversão e uma maneira de se expressar e diz também nunca ter se arrependido de nenhuma nostalgia publicada.
Outra informação interessante dita durante a entrevista coletiva, é o fato dela não ter medo das pessoas não gostarem de seus vídeos ou da popularidade que eles acarretam. Por estar em um mundo literalmente digital, onde há riscos de conseqüências maléficas, ela diz: “Não há conteúdo censurado, pornográfico ou preconceituoso e não estou nua”. No seu ponto de vista, seu canal não acarretará problemas para seu futuro como Advogada.
Sua ligação com a era digital 2.0 não é somente com o youtube, Lúcia tem alem de seus vídeos, Orkut e twitter, o Orkut ela alega ser essencial e viciante, geralmente para deixar recados e manter contato com amigos, mas sem nenhum vídeo, e o twitter para manter-se atualizada, pois ela acha mais prático passar e receber informações constantemente.
Lúcia fez aulas de violão, dança do ventre, gosta de música Pop, Rock, Newage e músicas do gênero, desta pagode e sertanejo, seu talento é inacabável.
Confira no site: www.youtube.com/lucirello